Como Melhorar a Autoestima Feminina de Vez: 7 Dicas Valiosas!

Nesse artigo você vai descobrir como melhorar a autoestima feminina, mas antes precisamos entender um pouco mais sobre o que é, como funciona, e qual a importância da autoestima na vida de uma mulher.

Portanto, se você quer aprender os segredos para aumentar a sua autoestima, confira abaixo as dicas que separei especialmente para você:

O que é Autoestima?

Autoestima nada mais é do que a avaliação que fazemos conosco, essas avaliações podem ser positivas ou muitas vezes negativas.

Uma das piores situações é quando se atinge um grau de baixa autoestima. O que significa que uma pessoa não gosta de quem ela é, e não enxerga as suas qualidades, mesmo que elas sejam bem visíveis.

O que é Baixa Autoestima?

Além de saber mais sobre a importância da autoestima, também precisamos entender sobre a baixa autoestima e quais os seus sintomas.

As mulheres que sofrem com esse tipo de problema têm medo de cometer algum erro e não se sentem capazes de enfrentar novos desafios. O que acaba fazendo com que elas percam chances incríveis de crescimento pessoal ou profissional.

Outro ponto da baixa autoestima, é que ela está relacionada a falta de autoconhecimento. Ou seja, quando não nos conhecemos, fica difícil reconhecer nossas melhores qualidades.

Por isso, um dos maiores aliados para se livrar da baixa autoestima é se auto conhecer. Portanto, busque se conhecer melhor e com certeza você vai encontrar a mulher incrível que está ai dentro!

Principais sintomas da baixa autoestima

  • Excesso de timidez;
  • Crises de ciúmes;
  • Medo de ser rejeitada;
  • Procrastinação;
  • Medo do futuro;
  • Insegurança;
  • Pensamentos negativos;
  • Não se acha bonita;
  • Evita socializar;
  • Desiste dos objetivos.

Se você se identificou com a maioria desse sintomas, procure ajuda de um médico. Não permita mais que esse problema afete negativamente a sua vida!

Como melhorar a autoestima feminina em 7 passos

como melhorar a autoestima feminina

Confira abaixo as principais dicas para melhorar a autoestima e dar a volta por cima:

1. Autocuidado

O autocuidado é um hábito indispensável na vida de qualquer pessoa. Afinal, antes de amar ou cuidar de alguém, devemos fazer isso por nós mesmas.

Você pode praticar o autocuidado em aspectos como:

  • Emocional: Pensamentos bons e ruins surgem a todo momento em nossa mente. Você só precisa senti-los e entende-los da forma certa. No entanto, se você não conseguir lidar com algum tipo de sentimento, procure a ajuda de um especialista em psicologia.
  • Social: Socializar é uma ótima ferramenta para conquistar amizades e trazer mais leveza no nosso dia a dia. Por isso, permitir que as pessoas se aproximem de você e criar laços é um ato de amor próprio.
  • Espiritual: O cuidado espiritual não significa ir à igreja todos os domingos, ou seguir fielmente uma religião. Esse tipo de autocuidado tem a ver com a sua visão de entendimento sobre você mesma, buscando uma paz interior.

2. Evite se comparar com outras pessoas

Se comparar com outras pessoas é uma atitude altamente destrutiva, afetando principalmente a sua autoconfiança. Esse problema pode se agravar com o uso excessivo das redes sociais que acabam se tornando uma fonte de comparações.

Um bom exemplo é quando você vê a foto de alguém e pensa:

“Fulana está viajando e eu aqui me matando de trabalhar”, esse tipo de pensamento gera um sentimento de insuficiência. Ou seja, se ela está viajando e eu estou aqui trabalhando é porque eu não sou bem sucedida como ela.

Portanto, se você tem o hábito de se comparar com outras pessoas. Saiba que isso só está apenas te prejudicando.

3. Aceite quem você é

Acredite ou não, mas para melhorar a autoestima você precisa aceitar as suas imperfeições. Parece loucura, né? Mas, faz todo sentido. Mesmo aquelas mulheres com muitas qualidades e cheias de segurança, convivem com algo que não as deixam satisfeitas.

O diferencial é que mesmo assim, elas aceitam essas imperfeições e não deixam que isso abale a sua autoestima. Em outras palavras, sentir-se bem consigo não tem nada a ver com ser perfeita. Portanto, ame-se do jeito que você é!

4. Encontre a sua essência

Outro fator importante que influencia na melhora da autoestima, é praticar o autoconhecimento, buscando a sua essência. Ou seja, em vez de ficar perdendo tempo se comparando com outras pessoas, reserve um tempo para conhecer a si mesma.

Portanto, anote em um caderno quais são as suas melhores qualidades, seus objetivos de vida, seus sonhos e talentos. Todo mundo é bom em algo, você só precisa descobrir em que aspectos se destaca.

Por isso, procure focar apenas em aspectos bons e você vai perceber o quanto esse exercício simples pode te ajudar.

5. Seja confiante

Um dos pontos mais importantes para melhorar a autoestima de um jeito simples, é trabalhando a nossa autoconfiança. Ou seja, quando você não confia em si mesma, isso acaba gerando obstáculos emocionais que prejudicam muito o seu relacionamento com outras pessoas.

Em outras palavras, ser autoconfiante é se conhecer por completo e com isso aprender a lidar com o seu verdadeiro eu.

Veja abaixo algumas dicas rápidas para melhorar a autoconfiança:

  • Aprenda a dizer não para as pessoas;
  • Comece a cuidar de si mesma;
  • Saiba que não é possível agradar a todos;
  • Não deixe que o medo te atrapalhe;
  • Não se rebaixe para agradar alguém.

6. Respeite a sua história

Você com certeza viveu momentos que te causaram algum certo tipo de dor, e essa dor muitas vezes pode gerar uma crença limitante. Infelizmente é impossível mudar o nosso passado.

No entanto, podemos dar a ele um significado e tornar o nosso presente melhor. Respeitar a sua história é extrair algo bom, mesmo que a experiências tenham sido ruins, deixando a vida mais leve e feliz.

7. Seja paciente

Não fique se cobrando nem tente mudar sua vida de um dia para o outro. Para qualquer tipo de mudança é preciso um tempo de adaptação.

Quer melhorar a autoconfiança? Isso é ótimo, mas entenda que isso requer um tempo de transformação antes, pois nada acontece de uma hora para a outra.

Ser uma pessoa imediatista é ser uma pessoa frustrada. Ou seja, quando você não enxerga os resultados em pouco tempo, acaba desistindo do seus objetivos.

Então o meu conselho é que você seja paciente, crie hábitos positivos e se esforce para mantê-los. Não existe uma poção mágica para melhorar a autoestima. Porém, aplicando as dicas que te passei aqui todos os dias, você vai perceber a diferença!

Leia também:

Você sabia que é possível melhorar a sua autoestima e saúde mental em apenas 7 dias? Parece impossível né!? Mas não é, para saber mais sobre esse método poderoso é só clicar no botão abaixo!

Chegamos ao final do artigo, se você gostou e quer me ajudar, compartilhe com as amigas e deixe um comentário!

Sobre o Autor

Daniela
Daniela

Olá, sou Daniela Santos tenho 28 anos. Atualmente sou blogueira, escritora e empresária. Ajudar as pessoas é algo que me deixa imensamente feliz e gratificada. Sempre fui a conselheira amorosa entre as minhas amigas. Por esse motivo, decidi criar esse blog para ajudar cada vez mais mulheres a serem felizes nos seus relacionamentos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =