Como Superar o Fim de Um Relacionamento: 16 Dicas de Ouro!

Superar o fim de um relacionamento pode ser uma das coisas mais difíceis na vida de uma pessoa. Quando perdemos alguém é como se o nosso coração fosse arrancado do peito, sem dúvidas é uma das piores sensações que alguém pode sentir.

Se você está passando por um momento difícil, já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer. Não se preocupe, nesse artigo eu vou te ensinar 16 formas simples de como superar o fim de um relacionamento e dar a volta por cima!

16 Formas para superar o fim de um relacionamento longo

Confira abaixo as melhores dicas para superar o fim de um relacionamento longo, mesmo se vocês tiveram filhos juntos:

Não lute contra seus sentimentos

O fim de uma relação costuma ser acompanhado por uma grande variedade de sentimentos ruins. Alguns dos principais são, tristeza, raiva, confusão, ressentimento, medo e muitas vezes até arrependimento.

Ou seja, se você tentar lutar contra esses sentimentos vai acabar prolongando o processo normal de luto, e as vezes pode ficar até refém dele. Portanto, por mais difícil que seja você jamais deve reprimir esses sentimentos.

Em vez disso, permita que eles venham e procure senti-los. Em outras palavras, fazendo isso você acelera o processo de luto e com o tempo esses sentimentos irão sumir naturalmente.

Existem alguns fatores que intensificam esses sentimentos ruins, são eles:

  • Se não foi você que decidiu se separar;
  • Você não percebeu o rompimento chegando;
  • Se esse é o seu primeiro relacionamento sério;
  • Seu ex era o seu único amigo;
  • Você continua encontrando o seu ex;
  • Ele começou a namorar alguém rapidamente.

Por isso, independente de qual seja a sua situação, o primeiro passo é aceitar que tudo acabou e seguir a sua vida.

Fale abertamente sobre seus sentimentos

Falar sobre seus sentimentos em relação a uma separação é uma das melhores formas para superá-los. Portanto, se você tem familiares e amigos que te apoiam, use esse privilegio para se expressar e se livrar dessa dor.

Se você guardar dentro de si sentimentos ruins é algo que não funciona e vai apenas te prejudicar. Quando falamos com outras pessoas, descobrimos que esses sentimentos são normais e que todo mundo já passou por uma situação parecida.

Portanto, nunca se afaste nem se isole das pessoas que podem te ajudar a superar esse período difícil.

Escreva seus pensamentos e sentimentos

Além de conversar com outras pessoas, pode ser muito útil anotar seus pensamentos e sentimentos sobre o término. As pessoas nem sempre estão disponíveis para você conversar ou desabafar.

Por isso, crie o habito de anotar como você está se sentindo em relação a tudo o que está acontecendo na sua vida. Em outras palavras, o ato de escrever seus sentimentos pode ser algo muito libertador e muitas vezes vai te proporcionar uma perspectiva diferente sobre eles.

Entenda que separações acontecem o tempo todo

Lembre-se que muitos relacionamentos terminam em separação. Este é um risco que todo casal está sujeito a passar. Até encontrarmos a pessoa ideal, vamos passar por términos de relacionamentos, então esteja preparada.

Dessa forma, você não se sente tão devastada se isso acontecer novamente. Relacionamentos terminam por diversos motivos e precisam acabar se desejamos encontrar um parceiro melhor.

Claro, que nenhum casal é perfeito, mas você precisa encontrar alguém que realmente te mereça. Portanto, esse processo pode demorar um tempo e provavelmente você terá que passar por mais alguns rompimentos.

Não se culpe

É normal que depois de uma separação você se culpe, mas não fique tentando justificar essa perda. A maioria do sofrimento de um término de relacionamento vem da culpa e lamentações das nossas escolhas.

Ou seja, se você permitir esse tipo de auto culpa é um caminho que pode não ter um fim. Por isso, enxergue a sua separação como algo que aconteceu por que já não fazia mais sentido dar continuidade nessa relação.

Em outras palavras, para um relacionamento dar certo, um parceiro precisa atender as necessidades do outro e quando isso não acontece, a melhor forma de resolver é cada um seguindo o seu caminho.

Pratique o autocuidado

O autocuidado nada mais é do que você garantir que suas necessidades básicas sejam atendidas. Mesmo que você esteja se sentindo chateada ou deprimida por causa do fim de um relacionamento.

Portanto, não busque refúgio na comida, comendo apenas besteiras. Quando for se alimentar faça isso de maneira saudável. Separe um tempo suficiente para dormir adequadamente, mesmo que seja difícil diante dessa situação.

Se for preciso use medicamentos naturais para garantir um bom sono. A privação do sono apenas vai piorar o seu sofrimento. Por isso, em vez de se prejudicar fazendo escolhas ruins, pratique o autocuidado!

Crie uma nova rotina

Passar por uma separação pode dar a sensação de caos em muitas áreas da sua vida. No entanto, criar uma nova rotina vai te ajudar a superar o fim do seu relacionamento de uma forma rápida.

Você pode incluir uma nova rotina na hora de acordar, dormir, refeições, estudar, atividades físicas e momentos de lazer.

Mime-se

Se existe o momento certo para se mimar é agora, depois do sua separação. Por isso, encontre atividades que te façam se sentir melhor. Sabe aquele lugar que você tanto quer ir? Vá! Viu uma roupa que amou? Compre!

Em outras palavras, agora você está em uma nova fase, dedique esse tempo para cuidar de si mesma, proporcionando tudo aquilo que você merece!

Não se sobrecarregue

Você não precisa se sobrecarregar com algo apenas porque o seu relacionamento chegou ao fim. Portanto, se você está fazendo isso pare imediatamente. Se for preciso dê uma pequena pausa na sua vida para se recuperar totalmente.

Pode parecer uma medida drástica, mas ela vai te dar mais tempo para processar e superar a sua perda.

Não generalize as pessoas

Uma vez que você está se sentindo magoada após a separação, é fácil acreditar que todos os homens não prestam ou não são confiáveis, mas isso não é verdade.

No entanto, se você colocar essa crença na sua cabeça, vai estar perdendo oportunidades incríveis para ter um ótimo relacionamento no futuro.

Jamais devemos generalizar apenas porque tivemos uma experiência ruim. Continue aberta para o amor, quanto mais pessoas você conhece mais chances tem de encontrar o seu par ideal!

Não alimente a ideia de voltar com ele

A menos que haja um indicio muito forte de que você vai voltar com o seu ex, deixe essa ideia de lado. Colocar um ponto final nesse sofrimento é uma tarefa difícil, se você ainda continua alimentando a esperança de voltar com o seu ex.

Portanto, não fique esperando uma ligação, nem tente mandar uma mensagem para tentar uma reaproximação. Por isso, não perca tempo com esse tipo de atitude humilhante, a vida é muito curta para ficar esperando alguém voltar para você.

Não dependa do seu ex para nada

Não é nada saudável manter uma amizade com o seu ex depois de uma separação. É muito mais complicado superar o fim de um relacionamento se você continua mantendo contato com ele.

Se no seu caso você tem filhos com ele é até compreensível, mas mesmo assim tente não depender dele para nada. Deixe bem claro que esses encontros são apenas para o bem da criança e nada mais.

Evite escolhas ruins

Existem varias formas para lidar com uma separação que são completamente prejudicais. Isso inclui escolhas como, beber, usar drogas, comer demais ou se cortar. É normal que você queira parar com essa dor o quanto antes, mas procure fazer isso através de escolhas mais saudáveis.

Anote o que você aprendeu

A gente pode aprender muito com os relacionamentos em que vivemos, principalmente aqueles que foram dolorosos. É muito importante depois que um relacionamento chega ao fim, passar um tempo pensando e anotar tudo o que você aprendeu.

No entanto, não use esse momento para se culpar ou “remoer” o passado. Lembre-se que todas as experiências nos deixam um aprendizado e a oportunidade de fazer escolhas melhores no futuro.

Faça um ritual de encerramento

Em alguns casos para dar um ponto final e virar a página da vida é muito útil realizar um ritual de encerramento. Este gesto simples e simbólico pode ajudar muito se for bem pensado e executado.

Para isso você vai precisar escrever uma carta para você mesma, ou para o seu ex com as suas palavras finais sobre o relacionamento. Você também precisa se livrar de todas as fotos e tudo o que lembre o seu ex.

Faça uma lista dos benefícios de ser solteira

Embora ser solteira é algo que você não queria que acontecesse, se no caso foi ele que terminou. Saiba que existem diversos benefícios em ser solteira, confira alguns:

  • Agora você pode colocar as suas necessidades em primeiro lugar;
  • Você pode conhecer novas pessoas, mesmo que isso te assuste um pouco;
  • Sua rotina agora terá mais controle, você não precisa negociar com outra pessoa;
  • Você pode passar mais tempo com a família e amigos;
  • Você pode fazer viagens que antes não conseguiria com o seu parceiro;
  • Agora você está livre de críticas;
  • Agora você tem mais tempo para estudar;
  • Você pode tomar decisões sem precisar da opinião de outra pessoa.

Leia também:

Eai amiga gostou das dicas? Você acha que agora consegue superar o fim do relacionamento? Comente abaixo!

Sobre o Autor

Daniela
Daniela

Olá, sou Daniela Santos tenho 28 anos. Atualmente sou blogueira, escritora e empresária. Ajudar as pessoas é algo que me deixa imensamente feliz e gratificada. Sempre fui a conselheira amorosa entre as minhas amigas. Por esse motivo, decidi criar esse blog para ajudar cada vez mais mulheres a serem felizes nos seus relacionamentos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =