Um relacionamento abusivo é algo complicado e difícil de se identificar as vezes. Diferente do abuso físico, onde ficam visíveis as marcas.
O relacionamento abusivo é muitas vezes silencioso e muito prejudicial. Pensando nisso, separei alguns sinais claros para você descobrir se está em um relacionamento abusivo ou não.
-
1
14 Sinais que você está em um relacionamento abusivo
- 1.1 1. Controle
- 1.2 2. Tom de voz
- 1.3 3. Desprezo
- 1.4 4. Você fica na defensiva
- 1.5 5. Ameaças constantes
- 1.6 6. Falta de comunicação
- 1.7 7. Ele faz você se sentir culpada
- 1.8 8. Isolamento
- 1.9 9. Ciúme excessivo
- 1.10 10. Controle total financeiro
- 1.11 11. Ele destrói as suas coisas
- 1.12 12. Ele usa os filhos como chantagem
- 1.13 13. Desequilíbrio emocional
- 1.14 14. Agressão física
- 2 Reflexões finais
14 Sinais que você está em um relacionamento abusivo
Confira abaixo os sinais comprovados de um relacionamento abusivo:
1. Controle
Seu parceiro praticamente faz parte de todos os aspectos da sua vida. Ou seja, você não tem liberdade para fazer as suas próprias escolhas. Mesmo pequenos comentários como, “eu não quero que você saia com essa roupa” são uma forma de te controlar.
2. Tom de voz
É normal que o parceiro levante o tom da voz algumas vezes. Mas não é nada normal quando qualquer desentendimento se transforma em uma gritaria.
Em outras palavras, gritar não torna apenas um diálogo quase impossível, mas também gera um ambiente desequilibrado.
3. Desprezo
Quando o seu parceiro sente desprezo por você, fica difícil se expressar. Em um relacionamento saudável o mínimo que se espera é o companheiro ouvir e respeitar (mesmo que ele não consiga te dar o que você precisa).
Por isso, se o seu parceiro responde as suas necessidades de forma arrogante ou com desprezo. Esse é um sinal claro que você está em um relacionamento tóxico.
4. Você fica na defensiva
Quando você sempre sente que precisa estar na defensiva, há menos chances para uma comunicação saudável.
Portanto, para um relacionamento ser ideal é crucial que os dois lados consigam conversar para resolver todos os problemas.
Esse modo defensivo, pode dar a sensação de que você está em uma batalha constante com o seu parceiro, o que não é nada saudável para a relação.
5. Ameaças constantes
Se o seu parceiro te ameaça o tempo todo, esse é um sinal de alerta. Ameaças do tipo, “se você, então…” sempre vem acompanhadas de chantagem, agressão física ou outros aspectos para te intimidar.
6. Falta de comunicação
Se o seu parceiro evita qualquer tipo de comunicação com você, esse é um sinal de alerta. Ao recusar qualquer tipo de dialogo, significa que ele não se importa com o relacionamento nem com você.
7. Ele faz você se sentir culpada
Muitas vezes, as vitimas são levadas a acreditar que são culpadas por tudo, fazendo-as acreditar que merecem tudo aquilo que estão passando.
Ou seja, isso gera um ciclo muito difícil de ser quebrado, pois a vitima sente vergonha de denunciar por receio dos comentários.
8. Isolamento
Um relacionamento abusivo afeta todas as áreas da vida de uma pessoa. Uma das áreas que mais sofrem com esse tipo de relacionamento, são a da família e amigos.
Os parceiros abusadores convencem a vítima de que ninguém se importa com ela, fazendo com que a pessoa sinta em uma prisão, longe do seu circulo social.
9. Ciúme excessivo
Com a desculpa de “amar demais” o ciúme deixa de ser algo normal e se torna a razão para controlar a vítima. É normal que uma pessoa sinta medo de perder alguém que ama, mas não quando isso vira motivo para controlar totalmente a vida do outro.
10. Controle total financeiro
Outro sinal comum é quando o seu parceiro tem todo o controle financeiro do casal. Quando você precisa pedir dinheiro para tudo, existe a chance que ele negue, com isso ele decide o que você pode ou não pode fazer.
11. Ele destrói as suas coisas
Quando um relacionamento abusivo está em um estado avançado. O parceiro pode começar a esconder ou quebrar os seus pertences como uma forma radical de te controlar. É comum casos onde o homem esconde os documentos e até mesmo rasga as roupas da vítima.
12. Ele usa os filhos como chantagem
Quando o casal tem filhos, a situação fica mais complicada. Um abusador vê nos filhos uma oportunidade de controle. Ou seja, entre conseguir aquilo o que quer e o bem estar das crianças, pode ter certeza que ele vai escolher a primeira opção.
13. Desequilíbrio emocional
Se o seu relacionamento é sempre abalado por mudanças de humor, fique atenta. Muitas pessoas, inclusive nós temos altos e baixos durante a vida, mas o problema é quando essas emoções prejudicam o nosso parceiro.
Geralmente após uma explosão de raiva, o abusador muda o seu humor para tentar “amenizar” os danos que causou e poder ficar com raiva novamente pouco depois.
14. Agressão física
Esse tipo de violência, assim como a emocional, ela também é gradual. Começa com pequenos empurrões ou beliscões, e tudo isso vai sendo mais presente com o tempo. Em casos mais extremos, essa violência chega até na morte da vítima.
Reflexões finais
O seu parceiro é abusivo?
Antes de tudo precisamos levar em conta que discussões são normais em qualquer relação.
Mas, o diferencial é que em um relacionamento saudável, uma discussão é vista como uma oportunidade de crescimento do casal.
Mesmo que seja difícil diferenciar, querendo ou não os jogos mentais são mais comuns em relacionamentos abusivos.
Nesse tipo de relação é normal de uma hora para a outra o parceiro mudar de um humor agressivo para um agradável.
Mesmo assim, no fundo você sabe que não pode confiar nisso, porque logo ele voltará a te humilhar e maltratar. Ou seja, é como se você estivesse vivendo em uma montanha-russa todos os dias.
Alguns homens conseguem mudar esse comportamento, mas isso só acontece quando se procura um terapeuta de casal. No entanto, mesmo assim, muitos desses relacionamento são totalmente prejudiciais.
Qual é o momento certo para sair de um relacionamento abusivo?
Se você não sabe a hora certa de sair, comece a comparar o seu relacionamento atual com o que deseja no futuro. Portanto, faça para si mesma as mesmas perguntas que você faria para uma amiga.
Observe o relacionamento de pessoas próximas e encontre aquele que seria o ideal para você. Ou seja, parte da sua decisão vai ser encontrar tudo aquilo que você merece, mas que seu parceiro não proporciona.
O seu relacionamento deve fazer você se sentir segura, confortável e conectada!
0 Comentários